O que é um MVP e como usá-lo na sua ideia ou negócio
- Validar ideias antes de gastar grana ou esforço em uma ideia
- Melhoria da Tomada de Decisão
- Agilidade no Desenvolvimento
- Aprendizado Contínuo
A IMPORTÂNCIA DE CONHECER O CLIENTE E O SEU PROBLEMA
Neste contexto, torna-se evidente a importância de conhecer profundamente o cliente e seu problema. É essencial entender claramente qual é o problema e qual a solução mínima que irá resolver a questão desse cliente. Também fica evidente a vantagem de trabalhar em um problema próprio, pois, sendo você mesmo o cliente, é mais fácil definir o que é essencial para solucionar o problema.
Eric Ries cunhou o termo MVP, Produto Mínimo Viável, em 2011. Esse conceito de produto mínimo não é uma novidade. Em 2003, Mark Denne, consultor na Accenture, e Jane Cleland-Huang, professora de ciência da computação na DePaul’s University, escreveram o livro “Software by Numbers”. Nele, defendem uma metodologia de financiamento incremental do desenvolvimento de software, chamada IFM (Incremental Funding Model), que se baseia em requisitos de desenvolvimento de software divididos em MMF (Funcionalidade Mínima Comercializável). Ou seja, a ideia é sempre desenvolver software de forma mínima para colocá-lo no mercado o mais rápido possível.
Esse conceito de produto mínimo é muito importante porque, como o software permite realizar muitas funções interessantes, é fácil cair na tentação de querer adicionar “só mais uma funcionalidade” antes de lançar o produto. É crucial ponderar se essa funcionalidade não terá um custo muito alto de desenvolvimento em termos de tempo, energia e dinheiro, em relação ao benefício que pode trazer para a solução do problema do cliente. Lembre-se das curvas de retorno de investimento discutidas no capítulo 15.
MVP OU MPV ?
Entender como desenvolver um MVP ajuda a minimizar os riscos associados ao lançamento de um novo produto ou serviço, pois permite testar ideias com investimentos menores.
O MVP possibilita a validação rápida de conceitos de produtos ou serviços junto ao mercado-alvo, garantindo que você esteja no caminho certo.
A criação de um MVP estimula um processo de aprendizado contínuo, tanto sobre o produto ou serviço em si quanto sobre as necessidades e preferências dos clientes.
Aprender a criar um MVP não só beneficia seu negócio, ao otimizar o processo de desenvolvimento de produtos, mas também contribui para o seu crescimento pessoal e profissional.
Pensar por projeto ou produto ?
Profissionais que sabem criar um MVP são capazes de desenvolver produtos com uso eficiente de tempo e recursos financeiros. Isso é crucial em ambientes empresariais onde a otimização de custos e a agilidade são essenciais. Os principais benefícios são:
Passo-a-passo
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O pensamento do produto adota uma abordagem fundamentalmente diferente. Em vez de focar na entrega, o pensamento do produto concentra-se no resultado .
Esta é uma mudança significativa na mentalidade do pensamento de projeto. Em vez de nos concentrarmos em cronogramas e datas, nos concentramos na meta que queremos alcançar ou no trabalho a ser realizado. Como estamos focados no resultado e não na produção, é muito mais difícil impor restrições de tempo à entrega, pelo menos no início. Principalmente porque não sabemos necessariamente como vamos atingir o objetivo desde o início
Esse tipo de pensamento pode ser uma grande mudança, especialmente para pessoas que passaram muito tempo focadas em projetos e gerenciamento de projetos. Muitas pessoas ficam desconfortáveis com a incerteza de não terem cronogramas e cronogramas estruturados que possam monitorar regularmente.