Encontro Global da UNESCO Contra o Racismo e a Discriminação consolida como evento transformador no cenário global
O Encontro Global da UNESCO Contra o Racismo e a Discriminação emergiu como um evento transformador no cenário global, marcando um ponto de virada no reconhecimento dos fatos, na compilação de evidências e na oferta de soluções concretas. Sua origem remonta ao Apelo Global Contra o Racismo, endossado pelos Estados-membros da UNESCO durante o Conselho Executivo em 2020. Este apelo instigou a UNESCO a ampliar suas atividades, culminando no desenvolvimento de um Roteiro para reforçar o papel da UNESCO na luta contra o racismo e a discriminação em todas as suas esferas de atuação.
A UNESCO baseia-se em seus esforços e iniciativas estabelecidos, que incluem a Rota dos Escravizados, as Classes Magistrais Contra o Racismo e as Discriminações, a iniciativa Transformando Mentalidades e a Recomendação sobre a Ética da Inteligência Artificial. Com o auxílio de uma vasta rede de parceiros, incluindo cidades, sociedade civil e comunidades de ONGs e OSCs, o Roteiro visa expandir a abordagem integrada da UNESCO no combate ao racismo e à discriminação.
O Encontro Global enfatiza a importância de colocar as questões raciais no centro das estratégias de desenvolvimento socioeconômico. O evento incluirá painéis de discussão, workshops e sessões paralelas que abordarão as narrativas que alimentam diversas formas de racismo e discriminação, bem como suas manifestações contemporâneas.
Os tópicos de debate abrangerão:
- desenvolvimento de políticas inclusivas;
- promoção da igualdade de gênero;
- empoderamento da sociedade civil;
- estratégias para lidar com a inteligência artificial e seu papel na perpetuação do racismo;
- defesa dos direitos dos povos indígenas;
- fortalecimento do papel das cidades, espaços públicos, comunidades artísticas e acadêmicas;
- e o uso da filantropia social para combater a desigualdade racial.